quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dia da Saudade

Existe dia de tudo. Tem o dia do médico, da mãe, de todos os santos, da árvore, do índio, da criança, do leitor e até do fusca - acredite se quiser, dia 20 de janeiro é dia do fusca. Todos esses eu entendo. Faz sentido ter uma data para garantir que sejam reconhecidos e lembrados. É lá verdade que ninguém conhece muito bem todas essas datas tirando aqueles que ainda usam agendas de papel que vem com este tipo de lembrete para cada dia, mas tudo bem. O que eu não entendo é existir um dia da saudade.

Saudade não é coisa que precisa ser lembrada. Tem gente que sofre tanto de saudade de alguém que está longe, de um parente que morreu, de um namorado que separou que preferia até esquecer. Bom seria se pudéssemos escolher em quais dias a saudade ia bater. Já pensou? O rapaz acorda e olha no calendário, dia 30 de janeiro. Escrito em italíco está o lembrete: dia da saudade. Então, ele abre a porta do seu coração e deixa ela entrar. Lembra dela. Ou seriam delas - da saudade e da amada que partiu, da casa de infância onde morou, da macarronada da vó que já morreu? Depois, quando dá meia-noite, se despede e volta a viver sem saudades. Simples assim.

Saudade não é coisa que precisa ser reconhecida também. Ela é igual saber nadar para cachorro. Assim como os bichcinhos, parece que já nascemos sabendo como é. Ninguém nunca explicou para uma criança como é saudade. Igual o cachorro caindo em água fria, bastou o menino ficar longe da mãe para instintivamente sair nadando num marzão de saudade. Ele pode até não saber o que é aquilo que sente, mas sente.

Olha, espero que você não esteja me levando a mal. Longe de mim achar que a saudade não mereça um dia. De jeito nenhum! É que pra quem já amou, lembrou, viajou, separou, encontrou todos os dias saõ dias de saudade. É responsabilidade demais para um dia só ser o dia da saudade. Se toda a saudade do mundo ficasse concentrada só nele era capaz de até deslocar o eixo da Terra. E isso não queremos, porque só falta acabarmos com alguma estação do ano e inventarmos mais alguma coisa para nos fazer saudades. Não é nada disso. Este abaixo-assinado que estou pedindo para você assinar não é para acabar com o dia da saudade não. Na verdade, é para criar outros 364 no ano. Não faz mais sentido assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário